“Música na escola”: por que estudar música?

Celso Favaretto

Falar de música na escola é falar do requisito, julgado indispensável, da presença da arte na educação. Embora a valo­rização da arte na formação de crianças e jovens, do homem, seja quase consensual, as expectativas que a envolvem e as peripécias do seu exercício na escola são problemáticos. As perguntas e as justificativas pedagógicas muito frequentes sobre o lugar e função da arte na educação, as insistentes reflexões sobre o assunto, esbarram frequentemente no suposto mesmo dessas proposições; ou seja, na própria crença do valor formativo da arte, atribuído indistintamente a todas as artes. Por isso, é preciso recolocar o problema, tendo em vista a dificuldade atual em se manter a ideia de formação como fundamento das concepções e práticas educativas derivadas desta crença.

Considerando-se que o essencial do “ensino de arte” na escola é o acesso à experiência estética, pelo contato com o trabalho e com as obras dos artistas, como pensar e propor mediações estratégicas para compatibilizar os dois termos da equação, educação e arte?