Aqui você vai encontrar os textos que norteiam o projeto. Eles indicam como o material foi pensado e sua lógica de apresentação.
Em Panorama do ensino musical você encontra um histórico do ensino de música no Brasil, aspectos políticos e legais, além de um levantamento junto às Secretarias de Ensino sobre a lei e seus desdobramentos em cada Estado.

Escutar

Gisele Jordão e Renata R. Allucci

Escutar. O verbo mais utilizado e praticado neste projeto.

Em um primeiro momento, escutamos que o ensino de música voltaria às escolas do ensino básico. Felizes com o acaso por unir as vertentes que movem nossos trabalhos, cultura e educação, escutamos, então, uma a outra, na busca da melhor maneira para contribuir com esse processo, tão importante e oportuno. Neste momento, nos demos conta da abrangência, da responsabilidade e de nossa vontade de acertar. Percebemos, então, que teríamos que escutar muito além de nossos corações.

Idealizamos o projeto, o apresentamos ao Ministério da Cultura, que nos escutou e ofertou a possibilidade de reali-zá-lo com os benefícios da lei de incentivo. Mais um passo dado, foi a vez de escutar um sim de nosso patrocinador, que acolheu A Música na Escola com todo o carinho e o respeito e, assim, começou a tornar real esse empreendimento. Vale, nossos mais sinceros agradecimentos por partilhar o escutar conosco.

Foi tempo de Sergio e Adriana nos escutarem para que, da maneira que desejávamos, nós escutássemos a eles. Mais que esperado, os dois brindaram o trabalho com seus inestimáveis conhecimentos musicais e educacionais. Queridos parceiros, foi com a contribuição de vocês que esta discussão ganhou, definitivamente, corpo e direção.

Os quatro reunidos fomos à busca de contribuições valiosas, celebradas por nossos hábeis colaboradores, que nas rodas de conversa, nos artigos e nas práticas generosamente trabalharam com suas presenças, seus escritos, seus conteúdos e, principalmente, com seu otimismo. Queríamos escutar mais e mais; percebíamos a pertinência de nossa ideia inicial a cada voz que se levantava na desmistificação do fazer musical, na escuta que ia revelando a música, a música dos sons e do silêncio, das paisagens, dos instrumentos, do corpo e da voz.

Com esta contribuição para A Música na Escola, esperamos que nossa escuta se transforme em conhecimento para todos aqueles que, como nós, partilharem do resultado destes encontros. Este conteúdo foi pensado, principalmente, para os professores brasileiros. E é deles que ficamos, agora, na expectativa de escutar as opiniões, sugestões e críticas, para que possamos completar este ciclo e, torcemos, abrir muitos outros, plenos de escutas e vozes.

Para baixar o PDF deste texto, clique aqui