Conheça os realizadores e colaboradores deste projeto

Gisele Jordão e Renata R. Allucci

Há mais de 10 anos, Gisele e Renata são responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento de estratégias de investimento em cultura para o segundo setor e criação e implementação de propostas artístico-culturais como meio de comunicação. Valores como a comunicação consciente e a sustentabilidade têm pautado seus últimos anos de experiência.

Gisele é, também, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, nos cursos de graduação em Comunicação Social e Cursos de Férias de Marketing Cultural e temas afins, desde 1999. É sócia da 3D3 Comunicação e Cultura desde 1993 e, desde o início de sua carreira, busca alternativas em comunicação segmentada, dirigida a públicos específicos. Utiliza a tecnologia de públicos de interesse para aplicar em suas diversas atividades: do fazer cultural à atividade acadêmica. Suas pesquisas estão orientadas ao entendimento da cadeia produtiva da cultura desde o início de sua carreira.

Renata é graduada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Cursa o MBA Bens Culturais: Cultura, economia e gestão na Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atua desde 1994 na produção cultural.

Alguns frutos da parceria 3D3 Comunicação e Cultura e Allucci e Associados

No cinema, direção de produção de “Cama de Gato” (longa-metragem digital), em 2000; produção executiva de “Mutante…” (curta-metragem), em 2002; direção de produção de Cama de gato.doc (documentário de longa-metragem digital) em 2008 e direção de produção de “Vidas no Lixo” (documentário de curta-metragem) desenvolvido para exibição no Marco Universal dos Direitos Humanos.

Na música, parceiras da Dubas Música, desde 1999, – selo musical de Ronaldo Bastos, produtor musical e compositor parceiro de Tom Jobim, Milton Nascimento, Lulu Santos, Ed Motta, entre outros.

Produção da “Semana da Canção Brasileira” em São Luiz do Paraitinga, evento anual, com realização da Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga, desde novembro de 2007. A “Semana da Canção Brasileira” é um grande projeto de discussão sobre a Canção Popular Brasileira, recheado de shows, palestras, ofi­cinas com grandes nomes da academia e do mercado musical de todo o país. Esse projeto, ainda, gera um excelente conteúdo que pode ser partilhado e distribuido para contribuir com a discussão das formas de criar e produzir canção popular brasileira. Nos últimos anos, o trabalho é realizado em diálogo contínuo com a cidade e, depois de 5 anos juntos, como fruto desta parceria, parte da equipe é formada por cidadãos luizenses, que foram capacitados e qualificados pelos processos produtivos e educativos que instituimos neste evento, frutos de planejamento ininterrupto e flexível.

Produção do “Coreto Paulista – Festival de Bandas”, evento anual, com realização da Secretaria de Estado da Cultura, desde maio de 2008.

Em dança, realização da turnê do Balé da Cidade de São Paulo, por ocasião de seu 35º aniversário, e edição de livro comemorativo, em 2003.

Produção de eventos e gerenciamento de investimentos privados em cultura, destacando-se “Papo-Cabeça”, em 2002, evento multidisciplinar do CCBB São Paulo; trabalho de assessoria cultural e curatorial de projetos para a Associação Alumni, em 2005; assessoria em comunicação para a editora CosacNaify, em 2007 e produção do núcleo educativo do evento Philips, Sense and Simplicity, em 2008.

Produção em festivais nacionais (Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Londrina) e internacionais de teatro como Edinburgh Fringe Festival (Escócia), Canada Fringe Festival (nas cidades de Toronto, Winnipeg e Sudbury), Festival Internacional de Teatro de Jerusalém (Israel), e WMTF – Wereld Musiek Theatre Festival (em cidades da Holanda, Bélgica e Itália).

Desenvolvimento do projeto, produção, criação gráfica e edição do livro “Brincadeiras para Crianças de Todo o Mundo”, projeto resultante da parceria das ongs CISV e AMBAR, chancelado pela UNESCO como “projeto de cooperação internacional”. (2007)

Desenvolvimento do projeto “Mestres Navegantes”, pesquisando o trabalho de mestres populares nas regiões do Vale do Paraíba (SP) e do Cariri (CE), em parceria com o Coletivo Navegantes (em andamento).

Elaboração do projeto “Música de São Paulo – da Catira ao Rap”, idealizado por Paulinho Boca de Cantor e Betão Aguiar e curadoria de Sérgio Molina, Ivan Vilela e Maurício Pereira.

Criação e desenvolvimento do “Panorama Setorial da Cultura Brasileira”. Destinado à cadeia produtiva da cultura, fundamentou-se na percepção de que o setor cultural carece de informações e de material de referência para o planejamento de suas atividades. Para tanto, idealizou-se projeto de abrangência nacional, que foi recebido e acolhido pela Vale S.A. como patrocinadora e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como objetivo disponibilizar informação de qualidade, pioneira e inovadora no setor cultural e facilitar a atividade dos atuantes dessa cadeia produtiva – agentes (artistas, produtores e fornecedores), viabilizadores (iniciativa privada e governo), difusores (pontos de distribuição de produtos culturais e divulgadores) e o público consumidor. É um projeto de pesquisa, desenvolvido a partir de 3 metodologias combinadas, que tem como recorte a economia da cultura como objeto de estudo; pesquisada em dois âmbitos: do ponto de vista de quem produz e do de quem investe em cultura. Tal projeto tem a intenção de ser contínuo e anual para formar uma série histórica e, portanto, fornecer subsídios de qualidade crescente, contínua e periódica.

Graduado em Composição e mestre em musicologia pela ECA-USP onde desenvolve seu doutorado. É professor na FASM, UEPA/C.Gomes (Belém), UNI-FIAM-FAAM e idealizador e professor do Curso de Degustação Musical. Tem diversas premiações em concursos de composição e festivais de canção com destaque para o 1º lugar no concurso nacional para a composição do Hino da Justiça Federal em 2002 e o 1º lugar no I Festival Latino-Americano via Internet do Mp3 clube em 2000. Com o projeto “Sem Pensar Nem Pensar” (músicas de S. Molina para letras de Itamar Assumpção na voz de Miriam Maria) foi premiado duas vezes pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (2009 – prêmio CD e 2011 prêmio Circulação de Espetáculos) tendo realizado mais de 50 espetáculos. Dentre as estréias internacionais destacam-se o concertino “O Percurso das Almas Cansadas” para quarteto de violões (Quaternaglia Guitar Quartet) e orquestra de cordas ( I International Guitar Festival at Round Top-EUA-2005); o “Quinteto para um Outro Tempo”, para piano e quarteto de violões (2007 -Round Top); “Poema de Vidro”, canção sobre poema de Lilian Jacoto (Tóquio – 2008). Em 2009 foi a vez de “Down the Black River into the Dark Night” para piano, quarteto de violões e octeto de cordas estreado no Texas – EUA. Sergio é colaborador do Guia de Livros, Filmes e Discos da Folha de São Paulo (desde 2008) e da Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga desde 2007. Em 2010 foi curador do projeto “Música de São Paulo” e júri do “Prêmio Bravo de Música”. Para 2012 trabalha na implementação da pós-graduação “Canção Popular: criação, produção musical e perfor­mance na Faculdade Santa Marcelina”.

Doutora e Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na área de educação, atua principalmente com Formação de Educadores e Pesquisa nos temas desenvolvimento comunitário; infância, desenvolvimento infantil; brinquedo, brincar, brincadeira; práticas em leitura e escrita; implantação de brinquedotecas e bi­bliotecas comunitárias; defesa de direitos da infância e adolescência e participação infanto-juvenil.

Como consultora da Fundação Bunge, desenvolveu a formação de professores e voluntários no “Projeto Resgate e Valorização da Memória Local” em escolas estaduais de São Paulo e o “Projeto Paz, quem quer faz!”. Com o Instituto C&A desenvolveu a formação de consultores locais e voluntários nos projetos “Cidades e Cidadania: patrimônio humano” e “Patrimônio Humano: criações e invenções”; implantou o projeto “(Com) Texto”, que consistia na criação de um canto de leitura dentro de uma brinquedoteca comunitária.

Pelo Instituto Âmbar, do qual é presidente, acompanhou o programa “Casa das Crianças”, com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura da infância por meio da vivência comunitária, em parcerias com Associações Comunitárias. Esse programa foi desenvolvido no bairro paulistano de Itaquera e resultou na publicação do livro “Ludicidade”, com apoio institucional da UNESCO. Em parceria com o CISV, colaborou com o intercâmbio de brincadeiras entre jovens de diferentes paí­­ses e a comunidade local de Perus (SP), que resultou na edição do livro “Brincadeiras para Crianças de Todo o Mundo” e um selo da Amizade Intercultural.

Com a OIT e Save the Children – UK, desenvolveu o projeto “Educação e Trabalho Infantil: construindo novos espa­ços”, em cinco cidades do estado de São Paulo. Com a Associação Amici dei Bambini – AiBi, foi responsável pela formação de educadores sociais e líderes comunitários em diversas cidades brasileiras, com o objetivo de refletir sobre o direi­to de brincar na infância, problematizando e apontando caminhos para a prática dos educadores, e dando ênfase à cria­ção de um território de defesa deste direito, junto à comunidade.