Conheça os realizadores e colaboradores deste projeto

Carlos E.Kater

Educador, musicólogo e compositor, é Doutor pela Universidade de Paris IV – Sorbonne e Professor Titular pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Autor de artigos e livros (“Eunice Katunda, musicista brasileira”; “Música Viva e H.J.Koellreutter: movimentos em direção à modernidade”; “Musicalização através da Canção Popular Brasileira” – junto com P. Lobão). Seu trabalho de cria­ção musical inclui composições, arranjos e atividades lúdicas. Realiza oficinas e projetos de formação criativa com música junto a professores, educadores, agentes sociais, bem como jovens e adultos de diferentes faixas etárias e condições sócio-econômicas. Criou e dirigiu vários grupos musicais entre eles o “Grupo de Musicantes”, que se apresenta e realiza oficinas em escolas, creches, asilos, hospitais, centros de cultura, associações, etc. Atua como consultor, conferencista e educador, ministrando regularmente cursos e oficinas dirigidas à “Formação Musical Inventiva” com foco na pessoa humana.

Carlos Sandroni

Nasceu no Rio de Janeiro em 1958. Estudou Ciências Sociais em sua cidade natal e Musicologia em Paris. Desde 2000, ensina Etnomusicologia na UFPE (Recife). Foi “Tinker Visiting Professor” na Universidade do Texas em Austin (2007) e Pesquisador Associado no Centro de Pesquisas em Etnomusicologia (Paris, 2008). Escreveu “Mário contra Macunaíma – Cultura e Política em Mário de Andrade” (São Paulo, 1988), “Feitiço Decente – transformações do samba no Rio de Janeiro” (Rio de Janeiro, 2001). Organizou, com Márcia Sant’anna, “Samba de roda no Recôncavo baiano” (Brasília, 2007).

Celso Favaretto

Licenciado em Filosofia pela FFCL da Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP. Mestre e Doutor em Filosofia pela FFLCH da USP, área de Estética. Livre-docente pela Faculdade de Educação da USP. Foi professor do ensino médio, de Física e de Filosofia, em escolas públicas e privadas e professor de Filosofia no ensino superior. Professor da Faculdade de Educação da USP, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Autor dos livros “Tropicália, Alegoria Alegria” e “A Invenção de Hélio Oiticica”, de ensaios e artigos sobre arte, cultura e educação – em livros, revistas e jornais nacionais e internacionais. Foi membro fundador e coordenador do Centro de Estudos de Arte Contemporânea e da revista Arte em Revista, dedicados à pesquisa, documentação e análise da produção artístico-cultural brasileira dos anos 1960-70.

Elizabeth Travassos Lins

Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, obteve o mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e o doutorado em Antropologia Social na mesma instituição. É professora associada do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde ministra disciplinas, orienta e desenvolve pesquisas em etnomusicologia e antropologia da música. Realizou na Queen’s University Belfast. Desde o início dos anos 1980 dedica-se, principalmente, aos estudos antropológicos da música. Suas principais linhas de pesquisa são: a etnografia das músicas de tradição oral no Brasil, os estudos da oralidade, as políticas de documentação e patrimônio cultural, as coleções e acervos relacionados à música popular, as ideologias da arte e o pensamento sobre música e cultura. Foi Secretária da Associação Brasileira de Etnomusicologia entre 2002 e 2004. É pesquisadora do CNPq.

Fabio Zanon

Um dos grandes violonistas da atualidade. Sua atividade como violonista, escritor, regente, professor e comunicador tem contribuído para uma mudança da percepção do violão na música de concerto. Estudou música com seu pai, teve entre seus mestres Antonio Guedes, Henrique Pinto, Edelton Gloeden e Michael Lewin, e teve forte influência direta de Julian Bream, durante seus anos de estudante em Londres. Foi vencedor dos dois maiores concursos internacionais de violão em 1996, o Tarrega, na Espanha, e o GFA, nos EUA. Foi agraciado com o Prêmio Moinho Santista em 97, Prêmio Carlos Gomes em 2005, Prêmio Bravo! em 2010 e indicado para o Grammy Latino em 2011. É Visiting Professor na Royal Academy of Music em Londres desde 2008. Já tocou nos maiores teatros e festivais e à frente de importantes orquestras em mais de 40 países.

Iramar Rodrigues

Brasileiro com nacionalidade suiça. Formado em Piano em Uberlândia (MG/Brasil), e especialização em Educação Musical pelo INTEM – Instituto Interamericano de Educação Musical da Universidade do Chile. Licenciado pelo Instituto Jaques-Dalcroze de Ge­ne­bra (Suiça), onde é professor de Rítmica, Solfejo, Improvisação e Pedagogia desde 1974. É também professor de Iniciação Musical Willems no Conservatório Popular de Música de Genebra. Ministra cursos em diferentes paises como Argentina, Brasil, Peru, Colômbia, Mexico, República Dominicana, França, Itália, Estados Unidos e Taiwan.

Ivan Vilela

Músico, pesquisador e compositor. Doutor em Psicologia Social pela USP e Mestre em Composição Musical pela UNICAMP, é atualmente professor da Faculdade de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo onde leciona História da Música Popular Brasileira, Percepção Musical e Viola Caipira. Foi responsável pela criação de uma proposta metodológica brasileira para o ensino da música em universidades, criada a pedido da Universidade de Taubaté.

João Simão

Formado em educação física pela UNICAMP, integrante dos Núcleo Barbatuques há mais de 10 anos. É professor de artes cir­cen­ses e capoieira no Colégio Oswald de Andrade. Atualmente conclui seu mestrado que relaciona a percussão corporal com a educação física.

José Ivo da Silva

Possui graduação (1992) e mestrado (2008) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”– UNESP, formação musical inicial pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (1982). Atualmente é clarinetista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e professor de clarineta da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e História da Música nas Faculdades Metropolitanas Unidas – FIAM/FAAM.

Lucas Ciavatta

Músico formado pela UNIRIO e Mestre em Educação pela UFF, é o criador do método de Educação Musical “O Passo” e diretor do grupo de percussão e canto Bloco do Passo. É professor do Conservatório Brasileiro de Música (CBM), do Colégio Santo Inácio (RJ), da Escola do Auditório Ibirapuera (SP) e do Westminster Choir College (EUA).

Lucas Robatto

Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia e 1º Flautista da Orquestra Sinfônica da Bahia. Graduou-se e completou o mestrado na Escola Estatal Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha). Doutorou-se na Universidade de Washington, Seattle (Estados Unidos). Foi bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), da Fundação Vitae (Brasil) e da Capes (Brasil). Participou da equipe de criação e implementação dos Bacharelados Interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia, sendo o 1º Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Artes entre 2008 e 2010.

Luciana Feres Nagumo

Iniciou seus estudos de música com sua mãe, Josette S. M. Feres. Pedagoga, foi professora e coordenadora do curso de musicalização infantil da Escola de Música de Jundiaí (EMJ). Participou de diversos congressos e conferências, entre eles: “Les chants du monde” e “Enfance et Musique: Musique et Psychomotricité”, França; Congresso ISME, África do Sul e do XXX Congresso Willems, Portugal. Fez estágio em creches parisienses nos ateliers-musique. Trabalhou como professora de música no Relais Assistantes Maternelles (Pont-Audemer/ France). Em 2009 retorna à coordenação dos cursos de musicalização da EMJ e se dedica ao Instituto Família Digna (Jundiaí).

Lucilene Silva

Educadora musical com formação em Canto Popular e pós-graduação em Música Brasileira; desenvolve pesquisa e documentação de músicas e brincadeiras tradicionais da cultura infantil e manifestações tradicionais; professora de Música Brasileira, Produção Musical, Dança e Fotografia da Universidade Anhembi Morumbi; representante em São Paulo da Casa das Cinco Pedrinhas; integrante da equipe de educadores dos Institutos Tomie Ohtake e Brincante; professora de música na “Casa Redonda Centro de Estudos”; coorde­nadora do Centro de Estudo e Irradiação da Cultura Infantil e Centro de Formação do Educador Brincante da OCA – Escola Cultural; integrante da Cia Cabelo de Maria que gravou os CD “Cantos de Trabalho” e “São João do Carneirinho”; transcritora das brincadeiras e partituras no livro “Brincadeiras para Crianças de Todo o Mundo”; cantora e produtora nos CD’s “Abra a Roda Tindô-lê- lê” e “Ô Bela Alice” produzidos pela pesquisadora Lydia Hortélio.

Magali Oliveira Kleber

Professor Adjunto na Universidade Estadual de Londrina, leciona para alunos de graduação e de pós-graduação em música. Graduada e especialista em piano, é doutora em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Música pela UNESP- SP. Foi diretora pedagógica do Festival de Música de Londrina, de 1996 a 2003. É presidente da Associação Brasileira de Educação Musical, entidade de desenvolvimento de políticas públicas e acadêmico-científicas da área. Participa da Community Music Activity da ISME – International Society for Music Education. Como pesquisadora, atua nas áreas de educação musical e movimentos sociais, abrangendo políticas públicas e Terceiro Setor. Participa dos grupos de pesquisa “Educação Musical e Cotidiano” e “Educação Musical e Movimentos Sociais”, este último com a proposta de investigar as práticas musicais junto a contextos da periferia urbana nas esferas da educação formal e informal.

Magda Dourado Pucci

Arranjadora, compositora, intérprete e pesquisadora da música de vários povos.É formada em Regência pela ECA-USP, é mestre em Antropologia (PUC-SP) e doutoranda em Musicologia Cultural (Universidade de Amsterdam). Dirige e produz o Mawaca, grupo que recria músicas dos quatro cantos do planeta. Estudou música popular no Espaço Musical e jazz na Manhattan School of Music (NY) e Educação Musical na Hungria. É autora do livro “Outras terras, outros sons” com Berenice de Almeida e “De todos os cantos do mundo” com Heloisa Prieto, além de ter produzido 6 CDs e 2 DVDs do Mawaca.

Marcelo S. Petraglia

Músico formado pela ECA-USP e mestre em Biologia pela UNESP-Botucatu. Atua como docente e pesquisador na área dos fenômenos musicais, sonoros e vibratórios e sua relação com o ser humano e o meio ambiente. É coordenador do curso Antropomúsica – educação musical fundamentada na Antroposofia. É autor do livro “A música e sua relação com o ser humano” Ed. OuvirAtivo – 2010.

Marina Marcondes Machado

Docente da Escola Superior de Artes Célia Helena, formadora de professores de teatro e escritora. Psicoterapeuta com mestrado em Artes (ECA/USP), doutora em Psicologia da Educação (PUC/SP) com pós-doutorado em Pedagogia do Teatro (ECA/USP). Sua pesquisa gira em torno das relações entre fenomenologia, infância e cena contemporânea.

Marisa Trench de Oliveira Fonterrada

Professora Livre-Docente em Técnicas de Musicalização. Doutora em Antropologia, Mestre em Psicologia da Educação e Bacharel em Música. Foi Diretora do Instituto de Artes da UNESP e da Escola Municipal de Música de São Paulo; respónsável pela criação e instalação da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística (1981) e da ETEC de Artes, do Centro Paula Souza, em São Paulo (2008/2009). Autora de vários livros e artigos sobre música, educação e ecologia acústica e tradutora de obras de Murray Schafer, com quem tem trabalhado há muitos anos. Atualmente, vem-se dedicando às questões que envolvem a educação musical na contemporaneidade.

Mauricio Maas

Formado pela ECA em artes dramáticas, integrante do Núcleo Barbatuques há mais de dez anos. É professor de percussão corporal na UNISANTANA e de artes no Colégio Augusto Laranja.

Mauro Muszkat

Doutor em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo, Professor de pós-graduação do programa de Educação e Saúde da Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo, Coordenador do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (NANI) do Departamento de Psicobiologia (UNIFESP). Formação musical: pianista, compositor, curso superior de regência e composição.

Melina Fernandes Sanchez

Mestre em Educação e Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Especializada em Dança-Educação pelo Trinity Laban (Londres). Formação em Laban e Didática da Dança ministrada por Isabel Marques. Coordenadora pedagógica junto à diretora Susana Yamauchi na Escola de Dança de São Paulo, docente no curso de Pós Graduação em Educação Musical da Faculdade Cantareira (SP) e integrante do elenco da Caleidos Cia de Dança. Há 13 anos atua na interface com Educação Musical em projetos de extensão, pesquisa e docência – professora no curso de Licenciatura em Música da UFSCar de 2007 a 2008 e na Pós Graduação em Educação Musical da Faculdade Cantareira.

Michelle Agnes Magalhães

Compositora, pianista e professora da academia da OSESP e da Faculdade Santa Marcelina. Formada pela Unicamp e doutora pela Universidade de São Paulo, foi premiada, em 2003, com a bolsa UNESCO-Aschberg para jovens artistas. Escreve peças instrumentais e eletroacústicas, toca regularmente música improvisada e acompanha filmes mudos.

Olga R. Gomiero Molina

Professora de música da Graded School em São Paulo desde 1994. Especialista no Método Kodály pela Danube University de Esztergom (Hungria), é também diretora do Conservatório Musical Mozart, onde ministra cursos regulares de formação para professores de musicalização infantil. Atua também como palestrante convidada por instituições educacionais de diversos estados brasileiros.

Pedro Paulo Salles

Licenciado em Música (1987) e doutor em Educação (2002) pela Universidade de São Paulo. Responsável pela criação do Laboratório de Educação Musical do Departamento de Música da ECA-USP, onde atua como professor da Graduação, na área de Educação Musical, e da Pós-Graduação em Música, na área de Musicologia. Desde 1979 realiza pesquisas sobre a importância da cria­ção musical no ensino de música e, atualmente, também desenvolve estudos no campo da rádio-educação e na área de etnomusicologia da música indígena brasileira e na arqueomusicologia da música mesoamericana pré-colombiana.

Regina Porto

Compositora e curadora de concertos. Foi diretora da rádio Cultura FM de São Paulo e editora de música da revista Bravo!. Investiga linguagens sonoras e foi indicada ao Prix Ars Acustica (WDR, Alemanha). Desenvolve pesquisas musicológicas sobre H.J. Koellreutter, Willy Corrêa de Oliveira e Claude Debussy. É dirigente da empresa de produção e consultoria Silente Escritório da Música.

Renata Amaral

Formada em Composição e Regência pela UNESP, é contrabaixista da Barca e do ponto Br, com quem tem 4 discos gravados e se apresenta em todo o Brasil, América do Sul e Europa. Desde 1991 viaja o Brasil formando um acervo que já conta com mais de 800h de registros audiovisuais e milhares de fotos de manifestações tradicionais brasileiras. Produziu, nos últimos 10 anos, 30 CDs e 10 documentários sobre cultura popular, e recebeu por duas vezes o Prêmio Interações Estéticas da FUNARTE.

Ricardo Breim

Músico e engenheiro, com mestrado em Semiótica, participou em discos, trilhas e shows, tocando, cantando e compondo, fazendo arranjos inclusive para a Orquestra Jazz Sinfônica e para o PAM – Projeto Alfabetização Musical, do qual foi diretor pedagógico. Integrou a equipe dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a que elaborou o primeiro ENADE de música do País. Apresentou na Câmara e no Senado suas ideias sobre o papel da música na formação humana e dirige atualmente o curso “Formação de Músicos Educadores” da escola Espaço Musical.

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo

Bacharel em Composição e Regência (FAAM, São Paulo), Mestre em Música – Educação Musical (UFRGS, Porto Alegre) e Doutor em Educação Musical (RMIT University, Melbourne, Austrália). Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Desen­volve pesquisas na área de educação musical, formação de professores, legislação educacional e prática coral. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM entre 2005 e 2009. Autor de textos em publicações nacionais e internacionais.

Teca Alencar de Brito

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP, Bacharel em Piano e Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Música. Professora e pesquisadora no Departamento de Música da USP – Universidade de São Paulo, criou, há 26 anos, a Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical em São Paulo/SP. Autora dos livros “Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical”, “Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança” e “Quantas músicas tem a Música? ou Algo estranho no Museu”, além de diversos artigos na área, produziu seis cds documentando o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes. Integrante da Junta Diretiva Internacional e representante nacional do Fladem – Fórum Latinoamericano de Educação Musical, participa do Comitê Acadêmico do Movimento Latinoamericano e Caribenho da Canção Infantil.

Viviane dos Santos Louro

Mestre em música pela UNESP; Bacharel em piano erudito pela FAAM. Diversos cursos na área de psicomotricidade, neurologia e deficiência pela AACD, APAE, ISPE-GAE e UNIFESP. Diretora da Trupe do Trapo (grupo cênico-musical formado por pessoas com e em deficiências e 3ª idade); Organizadora do site Música e Inclusão e do Simpósio de Educação Musical Especial; Coordenadora do projeto de inclusão da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Supervisora pedagógica em inclusão do programa sócio-educativo musical Guri Santa Marcelina. Autora dos livros: “Educação Musical e Deficiência – proposta pedagógicas”, “Arte e Inclusão” e “Arte e Res­pon­sa­bi­lidade social – inclusão pelo teatro e pela música”.

Zé Modesto

Historiador e compositor. Formado em História pela Universidade de São Paulo, atua há dezoito anos na Educação, como professor e orientador pedagógico. Em escolas e bibliotecas públicas, desenvolveu oficinas de História e Música, como “Nosso Século, nossa canção – uma história da república brasileira aos sons da Música Popular Brasileira”. Como compositor, gravou os álbuns Esteio (2004) e Xiló (2008) com canções suas nas vozes de Kleber Albuquerque, Marcelo Pretto, Renato Braz e Ceumar, entre outros.