Os colaboradores organizaram aulas práticas nas quais a musicalidade de cada aluno é estimulada através de vivências e exercícios interativos. Contemplam diferentes faixas etárias (infantil, ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio). Pretendem mostrar como as atividades podem ser variadas, criativas e eficientes.
Selecione a prática e baixe a versão completa.
Prática 1 – Saltos no tempo – a cruz
- COLABORADOR: Lucas Ciavatta
- FAIXA ETÁRIA: A partir de 6 anos até o final do ensino médio
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Pulso, coordenação, cooperação.
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Área externa ou sala de aula, sem cadeiras.
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Toda a classe
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Giz ou fita crepe ou barbante ou uma rede
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 9
Prática 2 – Pré-Passo
- COLABORADOR: Lucas Ciavatta
- FAIXA ETÁRIA: A partir de 7 anos até o final do ensino médio
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Pulso, coordenação, cooperação.
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Área externa ou sala de aula, sem cadeiras.
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Toda a classe (em duplas a partir do exercício III)
- RECURSOS NECESSÁRIOS: O próprio corpo
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 9
Prática 3 – A descoberta do pulso básico
- COLABORADOR: Camila Carrascoza Bomfim
- FAIXA ETÁRIA: 6 e 7 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Ritmo e corpo – o pulso básico
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula, sem cadeiras. Alunos sentados em círculo.
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Toda a classe
- RECURSOS NECESSÁRIOS: O próprio corpo
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 3
Prática 4 – A descoberta das alturas
- COLABORADOR: Camila Carrascoza Bomfim
- FAIXA ETÁRIA: 6 e 7
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Audição de grave, médio e agudo
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula, sem cadeiras. Alunos sentados em círculo
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Toda a classe
- RECURSOS NECESSÁRIOS: O próprio corpo
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 3
Prática 5 – Rondó dos sapatos
- COLABORADOR: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
- FAIXA ETÁRIA: A partir de 7 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Ritmo, timbre e forma.
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula com cadeiras em círculo
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Sentados, em pé, locomovendo-se ou parados.
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Cada aluno deverá trazer sapatos de diferentes materiais (couro, plástico, pano, etc.).
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 4
Prática 6 – Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical
- COLABORADOR: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
- FAIXA ETÁRIA: A partir de 8 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Voz – propriedades do som – criação.
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula. 1º: cadeiras em círculo. 2º: grupos separados.
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Sentados, em pé, locomovendo-se ou parados.
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Cada aluno deverá ter um pequeno texto, de 5 ou 6 linhas, de livre escolha.
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 4
Prática 7 – Desenhando sons, esculpindo ruídos
- COLABORADOR: Pedro Paulo Salles
- FAIXA ETÁRIA: Entre 7 e 12 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Interdisciplinaridade – Representação visual da música e dos sons – Grafia
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Sentados em fileiras, ou em roda ou em “U”.
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Papel, material de desenho, materiais para colagem ou de modelagem, ou de construção (sucata); instrumentos musicais e equipamento para ouvir música.
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 10
Prática 8 – Musicando pinturas, barulhando desenhos
- COLABORADOR: Pedro Paulo Salles
- FAIXA ETÁRIA: Entre 7 e 14 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Interdisciplinaridade – Representação sonora de pinturas – Leitura musical
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Sentados, na formação traficional da sala de aula.
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Imagens de pinturas com reproduções em papel. Instrumentos musicais e o próprio corpo.
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 10
Prática 9 – O corpo musical – jogo do eco
- COLABORADOR: Núcleo Barbatuques® (André Hosoi, João Simão e Maurício Maas)
- FAIXA ETÁRIA: A partir de 7 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Exercício de escuta (percepção fina de timbres) imitação e atenção
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula, sem cadeiras
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Em roda, de pé ou sentados
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Corpo dos alunos e do professor
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 4
Prática 10 – O corpo musical – sons do mundo: uma história sonorizada
- COLABORADOR: Núcleo Barbatuques® (André Hosoi, João Simão e Maurício Maas)
- FAIXA ETÁRIA: A partir de 7 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Exercício de escuta (percepção fina de timbres) imitação e atenção
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula, sem cadeiras
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Em roda, de pé ou sentados
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Corpo dos alunos e do professor
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 4 e 10
Prática 11 – 1 2 3 4 Rá!
- COLABORADOR: Carlos Kater
- FAIXA ETÁRIA: A partir de 8 anos
- DURAÇÃO: De 2 a 3 aulas
- CARACTARÍSTICAS: Interpretação e criação musical (ritmo e corpo)
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula, sem cadeiras
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Em pé, em semi-círculo
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Folha grande de papel Kraft ou embrulho e canetas hidrocor
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 1
Prática 12 – Música de armar 1 – o silêncio
- COLABORADOR: Regina Porto
- FAIXA ETÁRIA: Dos 8 aos 11 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Silêncio ativo
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula, sem cadeiras. Alunos sentados em círculo.
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: No centro do círculo: alunos líderes.
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Material de uso diário em aula, instrumentos musicais, voz.
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 5
Prática 13 – Música de armar 2 – o pulso
- COLABORADOR: Regina Porto
- FAIXA ETÁRIA: Dos 8 aos 11 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Pulso
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula, sem cadeiras.
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Em círculo
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Metrônomo
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 5
Prática 14 – Música de armar 3 – a altura
- COLABORADOR: Regina Porto
- FAIXA ETÁRIA: Dos 8 aos 11 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Altura (noção intuitiva)
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula, sem cadeiras.
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Em círculo
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Diapasão de 4 notas (Sol – Ré – Lá – Mi)
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 5
Prática 15 – Música de armar 4 – a escala
- COLABORADOR: Regina Porto
- FAIXA ETÁRIA: Dos 8 aos 11 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Altura (consciência)
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula, sem cadeiras.
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Em círculo.
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Marimba de 7 ou 8 teclas
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 5
Prática 16 – Música de armar 5 – a criação
- COLABORADOR: Regina Porto
- FAIXA ETÁRIA: Dos 8 aos 11 anos
- DURAÇÃO: 1 aula
- CARACTARÍSTICAS: Forma, memória, criação.
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula, sem cadeiras.
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: No centro do círculo: fontes sonoras, alunos líderes e instrumentos musicais.
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Voz, metrônomo, diapasão, marimba e vuvuzela.
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 5
Prática 17 – Forma e arranjo: os quadradinhos
- COLABORADOR: Ricardo Breim
- FAIXA ETÁRIA: A partir de 9 anos
- DURAÇÃO: 2 aulas ou mais
- CARACTARÍSTICAS: Pulso, forma e arranjo.
- ORAGNIZAÇÃO DO ESPAÇO: Sala de aula
- ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS: Toda a classe
- RECURSOS NECESSÁRIOS: Aparelho de som com toca CD, lousa, próprio corpo.
- CONTEÚDO RELACIONADO: Roda de conversa 8