O conteúdo deste projeto está estruturado em 4 blocos.
Aqui você vai encontrar artigos inéditos e exclusivos de músicos, pensadores, criadores e educadores.
Vai ver trechos das gravações das rodas de conversa, nas quais os colaboradores foram convidados a refletir sobre temas diversos, relacionados ao ensino musical. As rodas também foram transcritas, para que você possa acompanhá-las na íntegra.
Por que estudar música?
Música, neurociência e desenvolvimento humano
A educação musical no século XX: métodos tradicionais
Experiências criativas
A música no mundo
- Elizabeth Travassos Lins
- Magda Dourado Pucci e Berenice de Almeida
- Marcos Pupo Nogueira
- Roda de conversa 5
Música popular urbana e identidade nacional
A tradição popular brasileira na música
O educador músico ou o músico educador?
Música e inclusão
A música como instrumento pedagógico: interdisciplinaridade e transversalidade
“Música na escola”
Renata Amaral
A cultura tradicional é material essencial de formação do brasileiro, e matéria-prima para uma criação artística universal. Produzidas muitas vezes em situações de conflito, miséria e exclusão social, é assombrosa a força criativa e a sofisticação estética dessas manifestações. Indissociáveis, dança, música, poesia, teatro e design exercem papel fundamental na organização das relações sociais e na formação ética dessas comunidades, sendo material consagrado de formação musical, corporal e social do indivíduo, e ferramenta de reflexão e afirmação de sua identidade.
É arte contemporânea, que acontece hoje, vigorosa, e não por um impulso preservacionista mas sim, por gosto, identificação, devoção. Feita à margem da mídia, das oficialidades, dos modelos estéticos vigentes, são as manifestações através das quais o povo brasileiro veicula e harmoniza sua vocação artística, sua corporalidade, sua espiritualidade, permitindo aos brincantes exercerem seus talentos de músicos, dançarinos, designers, cantores excelentes que são.
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