O conteúdo deste projeto está estruturado em 4 blocos.
Aqui você vai encontrar artigos inéditos e exclusivos de músicos, pensadores, criadores e educadores.
Vai ver trechos das gravações das rodas de conversa, nas quais os colaboradores foram convidados a refletir sobre temas diversos, relacionados ao ensino musical. As rodas também foram transcritas, para que você possa acompanhá-las na íntegra.
Por que estudar música?
Música, neurociência e desenvolvimento humano
A educação musical no século XX: métodos tradicionais
Experiências criativas
A música no mundo
- Elizabeth Travassos Lins
- Magda Dourado Pucci e Berenice de Almeida
- Marcos Pupo Nogueira
- Roda de conversa 5
Música popular urbana e identidade nacional
A tradição popular brasileira na música
O educador músico ou o músico educador?
Música e inclusão
A música como instrumento pedagógico: interdisciplinaridade e transversalidade
“Pensadores do início do século XX: breve panorama”
Camila Carrascoza Bomfim
Entre diversas mudanças, a passagem do século XIX para o século XX foi acompanhada também por um olhar cada vez mais voltado para o espaço urbano. O crescimento das cidades transformou o cotidiano das pessoas, e abriu “um enorme leque de experiências e atividades para as massas urbanas” (Berman, 1986:155). Nesse novo ambiente, uma gama enorme de novos sons se criou – remetendo ao conceito de soundscape, de M. Schafer (2001:11).
Artistas, aos poucos, distanciam-se do pensamento romântico do século XIX e novas manifestações artísticas surgem. Na música, o progressivo afastamento da tonalidade – proposto por diversos compositores – traz novas possibilidades sonoras. A modernidade olha para o futuro, mas a esperança no progresso será quebrada com as guerras mundiais. O desenvolvimento gradual da psicologia afeta de modo permanente a pedagogia, que busca novos caminhos e se desenvolve em direção a uma nova maneira de educar. É nesse contexto que surgem diversas reflexões sobre a educação musical infantile.
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