O conteúdo deste projeto está estruturado em 4 blocos.

Aqui você vai encontrar artigos inéditos e exclusivos de músicos, pensadores, criadores e educadores.

Vai ver trechos das gravações das rodas de conversa, nas quais os colaboradores foram convidados a refletir sobre temas diversos, relacionados ao ensino musical. As rodas também foram transcritas, para que você possa acompanhá-las na íntegra.

Melina Fernandes Sanchez

Na interface entre as linguagens da Dança e da Música – educadora de dança e bailarina há treze anos imersa no universo da Educação Musical – proponho aqui uma reflexão sobre o significado do uso da dança ou de atividades de dança como recurso pedagógico no ensino de música.

Por meio de inúmeras experiências como educadora de dança atuante em ambientes de formação musical, fui cons­tatando que atividades que levam um grupo a se deslocar caminhando em um pulso comum, a explorar possibilidades de movimentos e formas corporais e a experimentar diferentes relações com o espaço e com as pessoas, geralmente, promovem um ambiente alegre e prazeroso, favorecem a integração e a concentração de um grupo.

Para ler este artigo na íntegra, clique aqui