O conteúdo deste projeto está estruturado em 4 blocos.

Aqui você vai encontrar artigos inéditos e exclusivos de músicos, pensadores, criadores e educadores.

Vai ver trechos das gravações das rodas de conversa, nas quais os colaboradores foram convidados a refletir sobre temas diversos, relacionados ao ensino musical. As rodas também foram transcritas, para que você possa acompanhá-las na íntegra.

“O músico educador e o educador músico”

Ricardo Breim

Em agosto de 2008, a educação no Brasil ganhou uma lei que torna obrigatório o ensino de música em toda a formação básica. Como costuma acontecer quando se ganha um bom presente numa festa de aniversário, o País tinha a oportunidade de surpreender-se com o pacote, apropriar-se do seu conteúdo, atribuir significados e planejar com cuidado a maneira de inserir esse presente em seu projeto de vida. Mas, a partir de agosto de 2011, terão se esgotado os três anos estabelecidos como prazo para as regulamentações e adequações necessárias e, para quem comemorou a sua aprovação, a lei ainda se parece mais com um pacote embrulhado na entrada da festa de aniversário, ocupando um espaço exagerado, incomodando e causando tumulto.

Por que isso acontece?

À parte as vontades políticas, este texto pretende mostrar que a presença significativa da música no currículo requer muito mais mudanças na escola do que se costuma imaginar.

Para ler este artigo na íntegra, clique aqui