“A formação docente musical diante da inclusão”

Viviane dos Santos Louro

De acordo com o IBGE, 10% da população tem algum tipo de deficiência. Em países menos desenvolvidos, como o Brasil, esse índice chega a 14%, ou seja, aproximadamente 27 milhões de pessoas. Muitas são as ações em prol da inclusão dessa demanda, sendo que a educação é uma das áreas que mais discute essa temática.

É de conhecimento de todos que a música volta às escolas a partir de 2011. Além disso, a inclusão em vários segmentos sociais já está posta! Sendo assim, os professores que oferecerão as aulas de música se depararão, de agora em diante, com alunos com necessidades educacionais diferenciadas. Por isso, urge a necessidade de ampliarmos as discussões sobre essa nova realidade. Sendo assim, para darmos início a essa discussão, lançamos uma questão: O que um professor de música precisa saber para trabalhar no contexto inclusivo?