O conteúdo deste projeto está estruturado em 4 blocos.
Aqui você vai encontrar artigos inéditos e exclusivos de músicos, pensadores, criadores e educadores.
Vai ver trechos das gravações das rodas de conversa, nas quais os colaboradores foram convidados a refletir sobre temas diversos, relacionados ao ensino musical. As rodas também foram transcritas, para que você possa acompanhá-las na íntegra.
Por que estudar música?
Música, neurociência e desenvolvimento humano
A educação musical no século XX: métodos tradicionais
Experiências criativas
A música no mundo
- Elizabeth Travassos Lins
- Magda Dourado Pucci e Berenice de Almeida
- Marcos Pupo Nogueira
- Roda de conversa 5
Música popular urbana e identidade nacional
A tradição popular brasileira na música
O educador músico ou o músico educador?
Música e inclusão
A música como instrumento pedagógico: interdisciplinaridade e transversalidade
“O músico educador e o educador músico”
Ricardo Breim
Em agosto de 2008, a educação no Brasil ganhou uma lei que torna obrigatório o ensino de música em toda a formação básica. Como costuma acontecer quando se ganha um bom presente numa festa de aniversário, o País tinha a oportunidade de surpreender-se com o pacote, apropriar-se do seu conteúdo, atribuir significados e planejar com cuidado a maneira de inserir esse presente em seu projeto de vida. Mas, a partir de agosto de 2011, terão se esgotado os três anos estabelecidos como prazo para as regulamentações e adequações necessárias e, para quem comemorou a sua aprovação, a lei ainda se parece mais com um pacote embrulhado na entrada da festa de aniversário, ocupando um espaço exagerado, incomodando e causando tumulto.
Por que isso acontece?
À parte as vontades políticas, este texto pretende mostrar que a presença significativa da música no currículo requer muito mais mudanças na escola do que se costuma imaginar.
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