O conteúdo deste projeto está estruturado em 4 blocos.
Aqui você vai encontrar artigos inéditos e exclusivos de músicos, pensadores, criadores e educadores.
Vai ver trechos das gravações das rodas de conversa, nas quais os colaboradores foram convidados a refletir sobre temas diversos, relacionados ao ensino musical. As rodas também foram transcritas, para que você possa acompanhá-las na íntegra.
Por que estudar música?
Música, neurociência e desenvolvimento humano
A educação musical no século XX: métodos tradicionais
Experiências criativas
A música no mundo
- Elizabeth Travassos Lins
- Magda Dourado Pucci e Berenice de Almeida
- Marcos Pupo Nogueira
- Roda de conversa 5
Música popular urbana e identidade nacional
A tradição popular brasileira na música
O educador músico ou o músico educador?
Música e inclusão
A música como instrumento pedagógico: interdisciplinaridade e transversalidade
“A formação docente musical diante da inclusão”
Viviane dos Santos Louro
De acordo com o IBGE, 10% da população tem algum tipo de deficiência. Em países menos desenvolvidos, como o Brasil, esse índice chega a 14%, ou seja, aproximadamente 27 milhões de pessoas. Muitas são as ações em prol da inclusão dessa demanda, sendo que a educação é uma das áreas que mais discute essa temática.
É de conhecimento de todos que a música volta às escolas a partir de 2011. Além disso, a inclusão em vários segmentos sociais já está posta! Sendo assim, os professores que oferecerão as aulas de música se depararão, de agora em diante, com alunos com necessidades educacionais diferenciadas. Por isso, urge a necessidade de ampliarmos as discussões sobre essa nova realidade. Sendo assim, para darmos início a essa discussão, lançamos uma questão: O que um professor de música precisa saber para trabalhar no contexto inclusivo?
Para ler este artigo na íntegra, clique aqui