O conteúdo deste projeto está estruturado em 4 blocos.

Aqui você vai encontrar artigos inéditos e exclusivos de músicos, pensadores, criadores e educadores.

Vai ver trechos das gravações das rodas de conversa, nas quais os colaboradores foram convidados a refletir sobre temas diversos, relacionados ao ensino musical. As rodas também foram transcritas, para que você possa acompanhá-las na íntegra.

“Hans-Joachim Koellreutter: Por quê?” Teca Alencar de Brito

Na segunda metade do século XX, emergiram propostas de educação musical valorizando as atividades de experimentação e de criação, sintonizadas com princípios e procedimentos da vanguarda musical da época, bem como, com pesquisas e proposições advindas da psicologia e da pedagogia.

As possibilidades de realização musical se ampliaram, abrangendo os conceitos, os meios e os materiais, os sistemas de notação e registro etc., em ambientes que aproximavam prática e teoria, transformando também a relação entre alunos e professores.

Lembro, dentre outros, os nomes dos compositores George Self, Brian Dennis e John Paynter, na Inglaterra, de R. Murray Schafer no Canadá e de Hans-Joachim Koellreutter, músico alemão naturalizado brasileiro. Atuando em distintos contextos, eles influenciaram positivamente os rumos da educação musical contemporânea. (FONTERRADA, 2003).

Abordarei a proposta de H.J Koellreutter (1915-2005), com quem estudei e convivi por longo tempo, considerando a importância e a atualidade de suas ideias, bem como a necessidade de mais e melhor difundi-las em nosso País.

Para ler este artigo na íntegra, clique aqui