O conteúdo deste projeto está estruturado em 4 blocos.
Aqui você vai encontrar artigos inéditos e exclusivos de músicos, pensadores, criadores e educadores.
Vai ver trechos das gravações das rodas de conversa, nas quais os colaboradores foram convidados a refletir sobre temas diversos, relacionados ao ensino musical. As rodas também foram transcritas, para que você possa acompanhá-las na íntegra.
Por que estudar música?
Música, neurociência e desenvolvimento humano
A educação musical no século XX: métodos tradicionais
Experiências criativas
A música no mundo
- Elizabeth Travassos Lins
- Magda Dourado Pucci e Berenice de Almeida
- Marcos Pupo Nogueira
- Roda de conversa 5
Música popular urbana e identidade nacional
A tradição popular brasileira na música
O educador músico ou o músico educador?
Música e inclusão
A música como instrumento pedagógico: interdisciplinaridade e transversalidade
“A gota de óleo e o copo d’água”
Lucas Ciavatta
Nosso objetivo era incluir uma gota de óleo em um copo d’água. Simples, pareceu-nos. Bastava colocar a água no copo e pingar a gota de óleo. No entanto, rapidamente, instalou-se o incômodo de ver que a gota permanecia na superfície, ela não se misturava…
O que entendemos por “incluir”?
“Superpor”? “Dispor lado a lado”? “Colocar junto”?
Para ler este artigo na íntegra, clique aqui