O conteúdo deste projeto está estruturado em 4 blocos.
Aqui você vai encontrar artigos inéditos e exclusivos de músicos, pensadores, criadores e educadores.
Vai ver trechos das gravações das rodas de conversa, nas quais os colaboradores foram convidados a refletir sobre temas diversos, relacionados ao ensino musical. As rodas também foram transcritas, para que você possa acompanhá-las na íntegra.
Por que estudar música?
Música, neurociência e desenvolvimento humano
A educação musical no século XX: métodos tradicionais
Experiências criativas
A música no mundo
- Elizabeth Travassos Lins
- Magda Dourado Pucci e Berenice de Almeida
- Marcos Pupo Nogueira
- Roda de conversa 5
Música popular urbana e identidade nacional
A tradição popular brasileira na música
O educador músico ou o músico educador?
Música e inclusão
A música como instrumento pedagógico: interdisciplinaridade e transversalidade
“Por que música na escola?”
Lucas Robatto
Como participante da equipe de elaboração do projeto dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre 2007 e 2008, e enquanto Coordenador do Colegiado do BI Artes em seu primeiro ano e meio de funcionamento (2009-2010), pude despertar uma consciência mais profunda sobre a importância dos estudos musicais enquanto parte de uma educação generalista (independentemente do nível em que se dá esta educação), ao tempo em que também me deparei com os desafios que advêm da oferta de estudos musicais para alunos das mais diversas origens e com os mais variados interesses de formação intelectual e/ou profissional. Este artigo trata desta experiência.
Para ler este artigo na íntegra, clique aqui